usem e abusem

Are dogs or cats somehow more worthy of moral consideration than pigs or chickens? Do they possess some intrinsic quality that entitles them to favoured treatment? Dogs and cats are, arguably, more aesthetically appealing than pigs. But so what? The singer Madonna is more pleasing to look at than the Pope, but this hardly entitles her of moral superiority. (James Serpell, In the Company of Animals)

Usem e abusem das imagens, das receitas, chamem-lhes vossas porque não me considero dona de nada. Gostava apenas de contribuir para uma sociedade mais justa, menos violenta, que não explorasse os que são diferentes.
Food for thought and heart

Thursday, January 29, 2015

croquetes de feijão



ingredientes

1 lata de feijão cozido
o mesmo volume de flocos de aveia
1 cebola picada
3 dentes de alho esmagados
1 folha de louro
1 chávena de soja texturizada
sementes de linhaça
germen de trigo
pão ralado
óleo ou azeite para fritar


Escorrer o feijão, misturar numa tigela com os flocos de aveia e deixar repousar para que estes absorvam a humidade do feijão.
Picar a cebola para uma frigideira e saltear com azeite, alho e louro. Quando estiver transparente, acrescentar a soja, misturar bem e acrescentar um pouco de água a ferver, deixando ao lume mais uns minutos.
Entretanto desfaz-se o feijão e os flocos de aveia, misturando tudo muito bem até ficar uma massa homogénea. Juntar o preparado de cebola e voltar a misturar com as mãos.
(esta massa dá para fazer hamburguers e croquetes)
Triturar sementes de linhaça e misturar com germen de trigo.
Enrolar os croquetes (e moldar os hamburguers) com a ajuda da mistura de sementes e trigo.
Num prato fundo colocar 1 colher de sopa de sementes de linhaça trituradas com 4 colheres de sopa de água, um pouco de turmeric e mexer bem até parecer ovo batido. Passar os croquetes por esta mistura, embrulhar em pão ralado e ficam prontos para fritar.

Tuesday, January 20, 2015

polenta com couve roxa e beterraba




ingredientes

couve roxa laminada
beterraba laminada
cebola picada
maçã reineta
vinho tinto
vinagre
açúcar
sal
azeite
maizena ou féculo de batata


Alourar a cebola em azeite, juntar a beterraba e a couve aos poucos para ir perdendo volume e ficar tudo bem impregnado com o azeite e os sucos da cebola.
Juntar vinho, vinagre e um pouco de água a ferver, e deixar estufar em tacho tapado e lume brando durante 30 minutos. Acrescentar a maçã descascada, cortada em cubinhos e deixar cozinhar mais 10 minutos.
Retificar o vinagre, o sal, pôr um pouco de açúcar e engrossar o molho com maizena ou fécula de batata.

A polenta prepara-se segundo as instruções da embalagem (coze em 5 minutos) em água temperada de sal, pimenta, noz moscada, 1 folha de louro, um fio de azeite e 1 casquinha de limão. Despeja-se numa forma retangular untada com azeite e deixa-se arrefecer antes de cortar e grelhar ou tostar numa frigideira que não pegue.

Thursday, January 15, 2015

cheesecake



ingredientes para 2 cheesecakes (garanto que não são demais)

base:

400g bolacha maria (2 pacotes)
240g margarina vegan


recheio:

500g silken tofu
250g natas para bater
raspa e sumo de 1 limão
4 a 6g de agar-agar (eu uso monodoses, mas se for uma embalagem grande, cerca de 3 colheres de sopa)
6 colheres (sopa) de água
açúcar mascavado qb
1 iogurte de soja natural


cobertura:

1 pacote de frutos silvestres congelados
2g agar agar
açúcar a gosto


Triturar as bolachas, juntar a margarina derretida e misturar tudo muito bem (não tem importância se ficarem alguns bocadinhos de bolacha inteiros). Forrar duas tarteiras de fundo falso e calcar bem com os dedos.

Desfazer o silken tofu com o mixer num copo misturador. Bater as natas e juntar-lhes o tofu, a raspa da casca de limão e um pouco de açúcar.

Numa caçarola pequena, misturar o sumo de limão, a água, açúcar e o agar-agar, e deixar ferver em lume brando 4 a 5 minutos. Retirar do lume e juntar um iogurte. Incorporar bem na mistura de natas.
Divide-se o recheio pelas duas duas formas, alisa-se a superfície e leva-se ao congelador.

Para a cobertura, fervem-se os frutos silvestres com açúcar e o agar-agar durante 5 minutos, desfazem-se os maiores com o mixer, deixa-se arrefecer um pouco e, quando estiver morno, cobrem-se os cheesecakes e guardam-se no frigorífico (só vão ao congelador na primeira fase, para o recheio oferecer resistência à cobertura)